Como reduzir seus custos de Telefonia?

As operadoras de telecomunicações estão a anos ditando regras e definindo como tarifar seus clientes. Geralmente, a forma de cobrança está a favor delas. Mas se você entende as regras do jogo, você pode muda-las e virar o jogo a seu favor.

 

Primeiro Passo

Entenda o seu padrão de consumo. Muitas pessoas preferem deixar que a sua operadora escolha o plano ou tarifa por você. Deixe o comodismo de lado e coloque as mãos na massa. Quem deixar por conta da operadora, será mal aconselhado. Irão lhe oferecer algo caro, “banhado a ouro”, e que você pode não precisar. Acabará gastando ainda mais com utilizações fora do seu plano, e que aumentam ainda mais a sua conta. Farão de tudo para vender um plano com fidelização em troca de alguma coisa. Este custo estará embutido no preço ao longo dos anos, mas por um valor muito superior ao que vale. Ainda poderá ter dificuldade de se livrar deles. Não caia na armadilha. Você faz as regras. É o seu dinheiro!

 

Segundo Passo

Baseado no seu padrão de consumo, mensure as suas necessidades de forma objetiva. Por exemplo: veja quanto precisa para falar para números de telefone fixos, locais e interurbanos; celular local e interurbano, e demais necessidades.

 

Terceiro passo

Identifique qual o menor nível de serviço necessário para atender às necessidade da sua organização. Isso não significa barato, isso significa que a combinação de serviços que você compra deve atender exatamente às suas necessidades. Não sendo nem superior ou inferior a suas necessidades. Você não precisa pagar por recursos que não pode usar, e não quer que seus usuários fiquem sem serviços que são importantes para o sucesso do seu negócio.  Quarto Passo Identifique o valor das tarifas das operadoras que atendam as localidades nas quais você precisa do serviço. Faça comparativos e olhe além das tarifas, observe todos os serviços oferecidos. Normalmente as maiores empresas, que atendem a grandes clientes não possuem necessariamente os melhores preços. Mas, o mais importante de tudo, verifique as novas tecnologias existentes. A comunicação, baseada em nuvem, possui preços muito inferiores das operadoras tradicionais e oferece também, serviços que agregam muito valor a sua empresa. Cujos serviços você nem sabe que existem. Não deixe de avaliar algumas empresas como Vono, VoiceCall e Locaweb.


Quinto Passo 

Compare todas as alternativas. Cuidados com os prazos de entrega. Algumas operadoras dizem entregar o serviço em x dias e acabam levando 3 x o prazo. Isso pode comprometer a sua operação e necessidades. Em caso de dúvidas, solicite alguns testes e avalie o serviço, principalmente se optar por novas tecnologias como tronco SIP ou PABX em nuvem. Uma alternativa as vezes possível, é avaliar o novo fornecedor em paralelo. A solução antiga e nova rodando simultaneamente.   Sexto Passo Meça tudo: custos, benefícios, antes e depois. Compare as novas funcionalidades e avalie o sucesso da troca.

 

Sexto Passo 

Meça tudo: custos, benefícios, antes e depois. Compare as novas funcionalidades e avalie o sucesso da troca.